Escolha uma Página

A Prensa Termica de calor que é sem dúvida o componente mais importante e o catalisador para a sublimação. Também possui configurações variadas desde os equipamentos pequenos e manuais, até opções para fabricação industrial semi-automáticos.

Mas como ela não funciona sozinha, você tem que combinar a escolha da prensa com o formato de impressão da sua impressora. E com tantas opções, como você pode estreitar suas escolhas para o sistema que irá funcionar melhor para você?

Enquanto você deve sempre ter em conta orçamento e espaço, há duas questões importantes que você precisa perguntar ao escolher uma impressora jato de tinta e uma Prensa Térmica de calor:

Quais produtos você pretende estampar na sua Prensa Termica e qual será o volume de produção em um futuro próximo?

Se você responder a estas perguntas, vai diminuir muito suas escolhas para um sistema que vai funcionar para o seu objetivo.

Assim como você verá mais adiante sobre a importancia de escolher a sua impressora com base na largura de impressão, alguns detalhes de
uma Prensa Térmica de qualidade devem ser observados.

O tamanho de sua Prensa também vai desempenhar um papel fundamental e deve ser um pouco maior (no mínimo) do que a maior imagem que sua impressora pode produzir.

E se você estiver se preparando para produzir peças grandes ou vários itens de uma vez, sua área de calor deve ser de tamanho suficiente para acomodar essas demandas.

Considere por exemplo, que há variações de tamanho entre camisetas P, M. G e XG. Sua Prensa Térmica deve ser capaz de acomodar o seu
produto em uma única pressão.

Evite fazer gambiarras do tipo estampar em duas etapas para economizar no investimento, porque isso gera prejuizos a médio prazo.

São vários tipos e tamanhos de prensas para escolher, dependendo de suas necessidades e, como a sublimação requer que a temperatura e pressão sejam precisas, como já falei anteriormente, é importante investir em um equipamento de qualidade. Existem quatro configurações básicas de prensas  érmicas para sublimação: Plana, cilindrica, boné e 3D a vácuo.

Procure uma Prensa de qualidade com uma distribuição uniforme de temperatura, um tempo de reciclagem rápido, um termostato preciso, e uma base concebida para acomodar seus produtos.

Ao comprar uma Prensa Térmica não decida pelo preço, você deve avaliar e optar pela qualidade, durabilidade, garantia e suporte qualificado quanto ao manuseio do produto. Existem muitos equipamentos com os mais variados preços no mercado e existem uma explicação porque alguns são bem mais baratos.

“A qualidade é inferior em todos os sentidos”.

Quando você estiver pronto para executar o grande serviço que acabou de fechar o pedido, vai querer que seu equipamento funcione até o fim.

Imagine se no momento mais importante ele falhasse?

Pensou no tempo que iria perder até conseguir um suporte ou garantia, isso se o fornecedor oferecer garantia.

Prensa Termica Planas

As prensas planas são as mais versáteis e podem ser utilizadas para a personalização dos mais variados ítens no mesmo equipamento.

As configurações básicas que você vai encontrar no mercado são as seguintes:

  • Tamanhos > 29x38 – 38x38 – 40x50 – 40x60
  • Modelos> Abertura e fechamento: Lateral e Boca de jacaré
  • Abertura Manual > Disponíveis nos dois modelos
  • Abertura automática > Diponível no modelo boca de jacaré
  • Pneumática > Fecha e abre automaticamente ( Disponível nos dois modelos )

Prensa Termica  manual de abertura lateral

Prensa Termica abertura lateralSão excelentes devido ao fechamento aplicar uma pressão mais uniforme em toda a área de sublimação, além disso outro  diferencial deste modelo é o fato da prensa liberar totalmente do calor, a área de trabalho após a abertura, porém estas prensas com preço acessível estão disponíveis nos tamanhos 29x38 ou 38x38.

Prensa Termica  Boca de Jacaré

Prensa Termica Boca de Jacarésão as mais encontradas e também pussuem alguns prós e contras.

  • Prós: Você encontra em diversos tamanhos, modelos, nas versões abertura automática e pneumáticas.
  • Contras: Em alguns modelos você fica mais exposto á temperatura durante a colocação e retirada dos materiais na prensa e a pressão será desuniforme quando prensar produtos pais espessos.

Se isso for um problema para você, adquirir modelos que a base seja retrátil para resolver o problema  do calor ou que a base seja flexivel para se adaptar ao fechamento, resolvendo o problema da pressão desuniforme.

PNEUMÁTICA

AUTO OPEN

RETRÁTIL

Prensa Termica Cilindrica

As Prensas clindricas são usadas para sublimação em canecas e outros produtos cilindricos e dependendo da quantidade de produtos que você vai querer personalizar, terá que escolher uma configuração mais avançada.

Como estes equipamentos são a maioria importados da china, muitos importadores acabam trazendo os que tem o menor custo e consequentemente o menor benefício.

Como nesta prensa, excepcionalmente no processo de abrir e fechar e na aplicação de pressão para o trabalho, a manta e a resistência sofre um determinado stress, uma dada hora estes filamento metálicos poderão se romper e a própria manta poderá sofrer deformações.

A escolha ideal é um equipamento com garantia maior e que apresente uma boa emissão de calor, juntamente com um fornecedor que oferece suporte técnico e garantia de reposição de resistências.

Para as prensas cilindricas não existe muito segredo, basicamente a diferença está na manta térmica ( resistência ) que possui filamentos metálicos que aquecem fornecendo a temperatura ideal para a termo transferência. As prensas baratas possuem resistências mais fracas e consequentemente a emissão do calor não é suficiente e padrão, comprometendo a qualidade final da estampa.

Prensa Termica Cilindrica Simples:

Prensa Termica Cilindrica Simples Estas são as mais vendidas e servem exclusivamente para as canecas de cerâmica tradicionais, canecas de aluminio, canecas de vidro normais ou de chopp. Você vai conseguir personalizar os produtos acima que tenham diâmetro entre 8 e 9 cm com largura máxima de impressão de 10 cm.

Prensa Termica Cilindrica Combo:

Prensa Termica Cilindrica ComboEstas são mais profissionais e servem para uma variedade maior de produtos como: Canecas de cerâmica cilindricas e cônicas, copos de vidro cônicos, canecas de alumínio, canecas de vidro normais e de chopp, squeezes, canecas de cafezinho, copinhos de caipirinha, etc…

Antes de escolher uma destas,  certifique-se dos produtos com que vai
atuar, para não investir mais em um equipamento que vai ficar sem uso.

Prensa Termica  Combo 8x1:

Estas combinações oferecem ambas as capacidades planas e curvas através do uso de acessórios especializados que podem ser trocados para executar diversos tipos de aplicação no mesmo equipamento.

Esta é uma boa opção para quem quer começar pequeno e vazer uma variedade maior de produtos, devido a combinação das resistências.

Geralmente estas sublimam os seguintes produtos:

Todos da lnha plana, mais bonés, pratos, canecas cilindricas, canecas cônicas e squeezes.

Aqui também vale a advertência de que muitas vezes, a possibilidade de fazer muitos produtos é ilusória, se você não for atuar em toda a linha de produtos possíveis de sublimar com a prensa.

O único inconveniente deste modelo é que você terá que usar um móduo de cada vez, porque todos utilizam o mesmo painel.

Prensas de vácuo (3D)

permitem uma maior flexibilidade na obtenção de imagens 3D em ítens variados como, pratos e especialmente, cases para
celular, e tablets, pois conseguem sublimar nas curvas, resultando em um fantástico acabamento final.

Outra vantagem segundo testes que fizemos e ficou comprovado, é que canecas tanto de Cerâmica como as de Polímero, sublimadas no vapor da 3D, ficam com mais brilho que se feitas em uma prensa cilindrica de resistência.

Embora esta tecnologia não seja muito utilizada, devido ao custo mais elevado do investimento,  ter este diferencial muitas vezes vale a pena para se destacar da concorrência.

Com o Equipamento apropriado, quem atuar neste nível de sublimação estará a frente de muitos, podendo oferecer produtos incríveis e de excelente qualidade como é o exemplo da CUSTOMIC, que hoje vende franquias de capas de celular personalizadas.
Os modelos deste equipamento mais encontrados no brasil são os Gabinetes e as Mini 3D e recentemente lançado o Sublitúnel.

3D MINI

3D GABINETE

SUBLITUNEL

Basicamente a diferença entre elas é a quantidade de ítens que cada uma faz. enquanto com a 3D mini é possível fazer apenas capinhas de celular, canecas  e alguns ítens pequenos, a de gabinete tem uma versatilidade maior.

As possibilidades incluem pratos no centro e até nas bordas, azulejos, vidros para fotografias, até 12 canecas de uma só vez, quebra cabeças, capinhas de celular, cases para tablets e ipads, etc…

Além de produtividade dependendo da quantidade de ítens que você pode personalizar ao mesmo tempo na prensa 3D a vácuo de gabinete, você tem um significativo ganho na qualidade, como é o caso do brilho mais intenso no acabamento, devido a serem expostas ao calor de um vapor do que nas prensas tradicionais onde a impressão é exposta diretamente ao contato com a
resistência quente,

E ressaltando, o principal diferencial é a possibilidade de estampar em algumas áreas curvas, o que não é possível em prensas tradicionais.

E com aa Sublitúnel, que já é um equipamento mais industrial, com capacidade para estampar canecas em série, você consegue estampar em média 500 a 600 canecas por dia e se destacar no mercado com preço mais competitivo, ou terceirizando para pequenos empreendedores que não conseguem entregar maiores quantidades sob demanda.

Prensa de Bonés

Existem também alguns modelos de prensas específicas para bonés, caso você for focar neste nicho de mercado, é uma boa adquirir esta prensa em separado, caso contrário, se for somente para ter mais uma opção a oferecer, o ideal é a combo 8x1 que tem este modulo entre os outros.

Além de bonés esta prensa pode ser utilizada para estampar mangas de camisetas, meisa e outras partes pequenas de tecidos.
Ideal para quem vai focar por exemplo, na confecção de uniformes para empresas.

Também serve para aplicação de strass e termo colantes.

É isso então sobre as prensas témicas. Veja que existe uma chance muito grande de acabar investindo errado, em equipamentos desnecessários e que não vão te trazer resultado, caso você não tenha certeza de todas as possibilidades de cada um.

Esse risco é agravado ainda em decorrencia da quantidade de empresas despreparadas que comercializam este material na internet, mercado livre, etc… E se focam somente na venda e não no sucesso do cliente.

Portanto fica a dica, para escolher bem, falar com especialistas no assunto, antes de decidir a compra.

Gostou do artigo? Compartilhe e ajude a informação alcançar mais pessoas.

 

Share This