Escolha uma Página

Já faz muito tempo que eu trabalho no mercado de sublimação e tenho percebido que apesar  desta técnica já não ser uma coisa nova, ainda é uma novidade para muitos empreendedores novos que a cada dia decidem ganhar dinheiro de alguma forma personalizando produtos.

E se você chegou neste artigo , muito provavelmente é porque está iniciando ou pensa em iniciar algum negócio que envolve a  personalização de produtos e quer  entender mais a fundo  o que  é Sublimação.

 

Saber que ainda existem muitas pessoas com esta dificuldade inicial para entender o basico, me motivou a escrever este artigo para ajudar você, se  este também for o seu caso, a não errar com decisões que podem afetar o resultado do seu negócio a médio prazo ou até comprometer o seu investimento.

Então vamos ver o que é Sublimação?

A sublimação é o método mais eficaz, simples e barato para criação de uma gama de produtos personalizados com imagens digitais e que estão em evidência nos mais diversos nichos de mercado.

De outra forma, para a reprodução de imagens sobre os mesmos tipos de ítens seria muito complexa e trabalhosa, com intensivos processos e dependendo do tipo de imagem desejado, nem teria como personalizar.

Muitas tecnologias de impressão não possuem um custo atrativo quando são  envolvidas  em  pequenas quantidades, devido ao tempo de  preparação e os equipamentos envolvidos no processo de produção.

Já a personalização por sublimação é barata, rápida na configuração e produção, tornando-se a escolha ideal para criar produtos personalizados, desde uma peça até a produção em massa, abrangendo uma variedade de produtos e nichos de mercado.

A sublimação oferece belas e permanentes cores que são fundidas no substrato ou tecido, em vez de impressos na superfície, imagens em tecido não vão desaparecer ou craquelar, mesmo após várias lavagens e imagens em substratos rígidos não vão desbotar nem descascar.

E o que torna todo este processo tão atrativo?

É o fato de  qualquer pessoa ter condições de começar , devido ao  BAIXO CUSTO de investimento inicial e a SIMPLICIDADE do processo, baseado em 3 Etapas.

O processo  já era largamente utilizado na indústria têxtil e com a popularização dos equipamentos portáteis tornou-se difundido e hoje, a sublimação  já e a principal fonte de renda de milhares de brasileiros.

Novos, pequenos e grandes Empreendedores todos os dias realizam o sonho de montar seu próprio negócio  e trabalhar a partir de casa, personalizando produtos.​​​​

Entretanto eu preciso te alertar de uma coisa que muito se tem falado: Vou montar um negócio de sublimação ou ser um profissional de sublimação.

E não tem nada errado com isso, desde que você entenda que a sublimação é o processo utilizado para personalizar os produtos e portanto você montará um negócio de produtos personalizados atravéz da sublimação.

Também quero te alertar que além de se capacitar para aprender tudo sobre o processo, os truques e os macetes, você tem que se capacitar em ser um Empreendedor, sabendo pelo menos o básico sobre a administração do seu negócio e principalmente um pouco sobre marketing e vendas.

Nesta fase que os novatos fracassam e desistem, porque o processo em si é facil, mas a concorrência e o dia-a-dia em busca de resultados, em ser diferente, inovar, ser mais criativo e rápido que o concorrente é que vai separar os Empreendedores de sucesso.

A Sublimação é a porta de entrada para montar o seu negócio de produtos personalizados, porque você pode começar com baixo investimento de capital, e até sem capital, financiando tudo no cartão de crédito por exemplo.

Mas a sublimação sozinha não vai fazer nenhuma mágica na sua vida a menos que você misture mais alguns ingredientes poderosos:​​​​​​​

  • A sua criatividade: Porque este é um mercado que lida com design.
  • A sua capacidade comercial: Porque saber vender é fundamental para qualquer empresa.
  • A sua força de vontade: Porque tem muito que aprender e se capacitar.
  • A sua persistência: Porque não vai ser fácil.

Dica para andar na frente do seu concorrente e se destacar no mercado:

– Aprenda tudo sobre sublimação,
– Aprenda tudo sobre gestão de uma empresa, principalmente a lidar corretamente com o dinheiro,
– Aprenda o que puder sobre marketing e vendas online,
– ​​​​​​​Aprenda tudo que puder sobre Corel Draw e Photoshop.

 

Conceitos utilizados no processo de Sublimação

Para garantir resultados consistentes a partir do processo é importante compreender a técnica por completo e os principais termos utilizados.

Sublimação: é a mudança de uma partícula diretamente para o estado gasoso, isto é, sem tornar-se líquido, neste caso, com o uso de calor e pressão.

Corante: Corante é uma substância utilizada  para tingir e impregnar de cor algum material. No caso em questão serão as tintas sublimáticas

Polímero:é um composto químico à base de moléculas pequenas e idênticas ( chamados monômeros ) e ligados entre si. Um exemplo de polímero utilizado na sublimação seria a camada de resina aplicada na superfície de uma caneca de cerâmica.

Substratos: Substrato é o termo utilizado para descrever o material de base no qual as imagens serão estampadas.
Ex: Papel, canecas, camisetas, azulejos, etc..,

O que é Sublimação: Definição do Processo

A impressão por sublimação é conseguida usando impressoras  jato de tinta em papel especial de transferência  ( papel sublimático ) com tintas especiais para esta finalidade ( tinta sublimatica ).

Qualdo este papel impresso é  pressionado em calor suficiente, as partículas sólidas de corante mudam para o estado gasoso, ligando-se com quaisquer polímeros receptivos ( camada de resina da caneca por exemplo), que devido a elevada temperatura estarão com os poros abertos, permitindo que o gás penetre.

Quando o substrato é removido da fonte de calor e arrefece, os poros se fecham e o gás regressa a um estado sólido, tornando-se uma parte do polímero, como tal, as partículas de corante não podem mais serem retiradas e não vão sair quando lavar.

O corante ( tinta sublimática ) tem muito pouca cor até que seja aquecido, por isso que a imagem sublimada vai ser muito diferente do que você vê no papel.

As partículas se ligam apenas com polímeros (tais como o poliéster). Quanto maior o teor de poliéster presente no substrato, mais corante se ligará a ele, e mais viva a imagem final será. É por isso que não é possível sublimar tecidos de 100% algodão e da  mesma forma, outros materiais utilizados na sublimação, tais como cerâmica, vidro e metal, são primeiro revestidos com polímeros, antes de serem utilizados.

Corantes de sublimação são transparentes quando sublimados, é por isso que quase todos os substratos de sublimação são brancos. Eles permitem que a gama de cores sejam mais visíveis e exibam a sua plena vitalidade.

Outras cores de fundo afetam a imagem e mudando a escala., entretanto é possível sublimar em subtratos que não são brancos, quando a imagem sublimada é predominantemente mais escura do que a cor do substrato.

O Que constitui um Estudio de Sublimação?

Ter um sistema de sublimação eficaz com qualidade de funcionamento e de resultado final do produto criado, é a carta na manga para fornecer mais produtos do que nunca para os seus clientes existentes e ao mesmo tempo trazer novos clientes, atingindo novos mercados.

Ao todo são 4 componentes principais de um sistema de sublimação, que você sempre terá em seu estudio, além dos produtos que irá comercializar:

  • As Prensas Térmicas ( Prensa cilindrica e prensa plana )
  • A Impressora Jato de Tinta
  • A tinta sublimática de qualidade
  • O papel sublimático de qualidade.

Espero que o artigo tenha contribuido para clarear a sua mente sobre o que é sublimação e  te prepare para iniciar as suas tomadas de decisão a partir de agora.

Se você já está decidido(a) a iniciar meste mercado eu te sugiro fazer primeiro uma reflexão sobre os produtos que pretende personalizar , procure conhecer os principais produtos que vendem. Isso te ajudará a colocar seu negócio no caminho mais rentável desde o inicio.

Um erro que muitos cometem montarem seu negócio baseado nos produtos que eles gostam ou acham bonitos, e isso está errado. É muito mais fácil vender o que já está sendo procurado, mas isso é assunto para outro artigo.

Pontos a lembrar do que você viu até aqui sobre o que é sublimação:

Que a ela a técnica mais utilizada, rápida e barata  para personalizar produtos dos mais diversos nichos de mercado.

Que  a sublimação em si é o processo que a tinta passa do estado sólido impresso no papel, para o estado gasoso, penetrando nos poros do substrato, e retorna novamente ao estado sólido.

Que para que isso ocorra você precisa de papal especial ( papel sublimatico ) impresso com tinta espacial ( tinta sublimatica )

Que para aplicar a técnica você precisará de Uma fonte de calor ( prensa térmica, impressora jato de tinta, tinta e papel sublimático  e produtos a base de poliester ou com uma camada de poliester aplicado para receber a sublimação.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário logo abaixo e compartilhe a informação

Share This