Escolha uma Página

Qual a Melhor Impressora para Sublimação?

por | out 30, 2018 | Uncategorized |

Uma das principais dúvidas sobre Impressora Sublimatica de quem está iniciando nesse ramo, é qual a melhor impressora para sublimação, porque existem vários modelos disponíveis no mercado, com preços que podem variar facilmente entre R$ 600,00 até R$ 3.500,00 na data em que estou escrrevendo este artigo.

Escolher um equipamento adequado as necessidades do seu negócio é fundamental. Isso porque, a impressora é um dos itens que irá interferir diretamente na qualidade final do seu produto, consequentemente se você comprar um equipamento de má qualidade, corre o risco de ter problemas desde falha nas impressões até o comprometimento da sua produção.

 

Antes de comprar uma impressora sublimatica você deve ficar presente para um fato que a maioria desconhece:

 

Nem todas as impressoras são adequadas para quem deseja trabalhar com sublimação, pelo simples fato de que, nessa técnica, é necessário usar uma tinta e papel especiais, (que são sublimáticos).

E não são todas as marcas que  possibilitam a utilização destes  materiais.

Nesse artigo você irá conferir como saber escolher a melhor impressora para sublimação para o seu negócio.

Como não é possível encontrar cartuchos com tinta sublimática originais nem compatíveis,  o tipo mais indicado de impressoras são as jato de tinta.

Ebook Guia Sublimação

Bulk Ink

Elas possibilitam a colocação de um bulk ink (reservatório de uso contínuo ) e com esta adaptação você poderá carregar com tinta sublimática e reabastecer sempre que for necessário, o que proporciona alto rendimento e custo mais baixo de impressão.

Entretanto os bulk inks demandam mais manutenção, o que torna eles atrativos somente devido ao custa baixo de instalação, já que hoje é possível encontrar impressoras com tanque original de fábrica.

 

Impressoras Ecotank  Epson: A melhor impressora para sublimação

 

Quando se fala de marcas de impressoras para sublimação, a Epson sai na frente em disparado, por conta de dois motivos.

Ela é a única marca que possui uma cabeça de impressão especial (tecnologia Micro Piezzo) que apresenta menos problemas de entupimento em relação a tinta sublimática.

Eco TankAlém disso, a Epson lançou modelos específicos com bulk ink (sistema contínuo de tinta) original de fábrica.

Antes desta linha era necessário fazer adaptações do Bulk Ink ou usar cartuchos recarregaveis, o que resolve mas tem alguns inconvenientes como a necessidade de fazer o reset  ou a troca de chips queimados.

 

Mas importante ressaltar, que não existem “impressoras sublimáticas” originais de fábrica no mercado brasileiro, mas  equipamentos que “são os mais indicados” e utilizados para sublimação

Então, qual é o melhor modelo de impressora para sublimação?

 

Antes de  escolher o melhor modelo de impressora sublimática para o seu negócio é necessário entender quais as principais diferenças entre elas.

Atualmente, dentro do setor, alguns modelos da Epson são os mais utilizados pela grande maioria dos profissionais, são eles:

Formatos A4

 

 

L380: Esta é a intermediária e conta com  maior resolução máxima de impressão,

( 5.640 x 1.440 dpi ) além de também se multifuncional, ou seja, você poderá utilizá-la para fazer cópias e digitalizar documentos.

L120: Esta é a mais básica e também a mais barata, porque é somente impressora e também possui a resolução máxima de impressão menor (720 x 720 dpi ).

 

L396: Esta é a mais completa da linha e basicamente o que muda em relação a L380 é que além de tudo ela possui conexão WIFI que possibilita mandar impressões sem estar conectado com cabo USB.

 Formato A3

A Epson possui dois modelos de impressoras formato A3 em linha, A L1300 e também a L1800, entretanto, somente a L1300 é indicada para sublimaçã.

A L1800 é voltada para impressão de fotografias e opera com duas cores de tinta extras: Cyan e Magenta Light, que não são compatíveis para sublimação.

Como escolher a melhor Impressora para Sublimação?

 

Uma questão importante a ser levada em consideração no momento de escolher a sua impressora é o tamanho da impressão. A3 ou A4?

Esta escolha dependerá diretamente  das suas necessidades e condições.

O tamanho da folha impressa dita duas coisas: O maior tamanho de arte ou o número de artes que você pretende imprimir em uma só página.

De ante mão já saiba que a grande maioria dos produtos sublimaticos do mercado são compatíveis com formato A4 ( 21 x 29,7 ), a conhecida folha de ofício e para estampar este formato você precisará ter no mínimo uma prensa 29 x 38.

Então a menos que você tenha em mente começar um negócio diferenciado da maioria, considere um formato A4 entre os modelos L380 e L396.

Adquirir  uma Impressora A3 é importante somente se você for trabalhar com artes grandes para camisetas ou almofadas por exemplo e que terá uma prensa tamanho mínimo de 40 x 50.

Agora,  se você tem idéia de expandir o seu negócio mas não tem capital para começar com tudo em grande formato, o melhor é iniciar com Impressora A3, mesmo que junto com uma prensa pequena.

A impressora A3 serve para as duas situações e mais tarde você poderá adquirir uma prensa maior e deixar a sua prensa menor para trabalhos pequenos, otimizando assim o custo de energia na sua produção.

Share This